top of page

Empreendimentos mistos ganha mais espaço no mercado imobiliário

  • marketing88009
  • 19 de jun. de 2017
  • 2 min de leitura

Ao longo dos anos o mercado imobiliário foi mudando muito. Na década de 1970 era muito comum ver diversos empreendimentos mistos, que são edifícios com escritórios ou até mesmo apartamentos que ficam localizados sobre galerias e lojas.

E agora, anos depois, essa ideia está voltando à tona no mercado imobiliários. Ela tinha se extinguido, principalmente, pela alta da criminalidade aonde as pessoas começaram a só se sentir seguras morando em locais com uma ampla área de segurança, como os condomínios fechados proporcionam.

Mas o novo Plano Diretor Estratégico, que foi colocado em vigor no ano de 2014 e a nova Lei de Zoneamento, do ano de 2016, fazem com que os projetos de edifícios térreos, abertos para pedestres voltem a fazer sentido e comecem a sair do papel, mostrando sinais de recuperação nesse estilo.

Os números confirmam a volta desse tipo de empreendimento, no ano em que ocorreu a aprovação do Novo Plano Diretor eram apenas 55 licenças emitidas para esse tipo de empreendimento. No ano seguinte esse número foi para 120, de acordo com a Lei de Acesso à Informação. Tudo isso mostra que a ideia já está sendo melhor aceita.

Em entrevista a revista Exame, o arquiteto Rodrigo Izecson, sócio da JL&co gestora e consultora em incorporação imobiliária, hoje existem uma consciência muito maior a respeito da importância da reconquista dos espaços públicos:

- É uma reversão de pensamento decorrente das novas leis urbanísticas. A primeira medida foi orientar o crescimento da cidade para perto do transporte público, desestimulando o uso do carro. Nos trechos que receberão adensamento, foi criado ainda um mecanismo que estimula prédios residenciais a comportar outros usos, como lojas e escritórios. A ideia é ter ruas mais vivas.

Ainda de acordo com a publicação o arquiteto completou o raciocínio dizendo:

- Em toda cidade tradicional predomina o uso misto – desde as cidades antigas, gregas, medievais, hispanoamericanas, enfim, sempre houve combinação. Quanto aos casos que nos servem de exemplo em São Paulo, temos o Copan e a Galeria Metrópole, no centro, o Conjunto Nacional, na Av. Paulista e, mais recentemente, o Brascan Century Plaza, no Itaim Bibi. Lá, o térreo é uma grande praça com livraria, restaurantes, lojas e cinemas. Em cima há hotel, escritórios e apartamentos. São vários usos num mesmo terreno, e tudo muito bem desenhado.

Será que essa moda realmente vai pegar? E na hora de encontrar um bom lugar para morar, entre em contato com a gente, nós temos a sua casa dos sonhos.


Comments


bottom of page